quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

HISTORIA DO BAIRRO PINTOS ( VILA MORAES )


Tudo começou na década de 1.877,quando as terras devolutas ( sem dono ) eram dividas em forma de glebas para que o dono iniciasse o desmatamento das madeiras que eram vendidas para as serrarias e as madeiras finas se fazia carvão.
Uma família de cinco irmãos foram os pioneiros neste trabalho,sendo eles; João Moraes,Joaquim Moraes,Jose Moraes,Quirino Moraes e Joãozinho Moraes.
Após alguns anos chegou Jose Pinto e Benedito Pinto em seguida a família Pires.
Quando abriram o picadão da primeira estrada que ligava a Vila Piedade até Santo Antonio do Juquia,ela passava no centro do Bairro.Este picadão era a grande arrancada para o desenvolvimento do populoso Bairro que atualmente se encontra.
Se o Bairro chamasse Pintos, não seria estranho graças ao trabalho da família do Sr Jose Pinto que alem de grande comerciante no ramo de carvão, também colaborou no desenvolvimento do Bairro
Já o Bairro Vila Moraes, se destacou pela família proprietária das terras, que já cansada de diversos plantio de lavouras e não ganhando mais para o sustento, passaram a vender lotes para construção de casas, mesmo sem ter o aval da Prefeitura.Na verdade este loteamento irregular começou nos anos de 1.970.
Pela Capela de Santa Rita de Cássia que foi construída em 1.914, próximo da estrada, considerada na época o centro do Bairro e já recebia uma grande quantidade de católicos vindo de diversas localidades para prestigiar as festas tradicionais de 08 de junho e 08 de dezembro, no qual a procissão vai da cidade para a Capela e vem para a cidade a pé, desde 1.941 quando foi realizada a primeira peregrinação da Santa.
Todos os anos é repetida esta festa em louvor a Santa Rita,padroeira do Bairro que tem seus festeiros nomeados para cuidar das barracas que trabalha com roletas e sorteios de
Doces,salgados, brindes e leilão de diversos produtos que recebem de doadores na contribuição da festa.
Tudo que se arrecada nesta festa é em prol da Capela de Santa Rita, que conta com sua Irmandade do Espírito Santo. Este trabalho voluntário pelos Irmãos, segue até a tradicional festa do Divino Espírito Santo,que é realizada no Pátio do Divino,no centro da cidade de Piedade no mês de agosto
Com a nomeação do Padre Jorge Musizzano a vigário na Paróquia de Piedade em 1.951, esta Capela passa a ter mais missas e mais freqüência de católicos .
Em 1.953,quando Nossa Senhora de Fátima, fez visita em Piedade e seguia para a cidade de Pilar do Sul, houve grande concentração de católicos do Bairro na estrada que liga as cidades, sendo no Alto de Piedade o local de receber os romeiros.
Em 1.933,chegava no Bairro as famílias japonesas Yoshizako e Hatadani,que vieram trabalhar na agricultura,mais com o tempo se especializaram em frutas sendo morango e kaki.Aliás o kaki produzido no Bairro passou a ser exportado pela sua qualidade e a maneira de ser produzido,sendo primeiro no Município.
Em 2.008,foi inaugurado uma nova Igreja no Bairro,sendo Padroeira --------
  
POLITICOS NO BAIRRO
Em 1.968,Massahiko Yoshizako popularmente conhecido como Mango,foi eleito Vereador, sendo ele morador no Bairro dos Pintos ( até a época )
Em 1.976 foi eleito Vereador Antonio Laurindo,mesmo morando no Bairro próximo Santos e Paiol.
Em 1.988,foram candidatos a Vereador,Lindolfo Neuman , Ivam Favero e Helcio Gomes de Abreu ( Leco )não conseguindo se eleger
Em 1.992,foram candidatos Jorge de Souza Biscaia , Renato Pereira de Camargo, e Marlene Tardelli , ninguem conseguiram se eleger.
Em 1.996 foi eleito Vereador João Jose da Silva ( João Cobra )
Em 2.000, foi eleito Joel Manoel de Oliveira ( Deca )com 340 votos pelo P.F.L. que chegou a Presidência da Câmara Municipal e com o falecimento do Prefeito Rubens Caetano da Silva ( Carioca ) Joel foi para o comando do executivo, substituindo o Carioca.Nesta eleição também concorreu  João Cobra P.F.L. tendo 117 votos e Jorge Biscaia pelo P.T.B. com 391 votos
Em 2.004,foram candidatos a vereador Jorge Biscaia pelo P.S.B. com 391 votos, João Cobra pelo P.D.T. com 117votos,Néio  pelo P.L. com 147 votos, Emerson enfermeiro pelo P.L. com 110 votos, e Cristóvio que se elegeu pelo P.T.com 380 votos.
Em 2.008 foram candidatos a vereador, João Cobra pelo P.D.T. com 73 votos , Emerson enfermeiro pelo Partido P.R.,tendo 172 votos e Cristóvio Batista pelo P.T. com 124 votos, Messias pelo P.T.B. com 122 votos e Néio pelo P.R. com 353 votos,sendo que ninguém foi eleito. Joel de Oliveira ( Deca ) foi candidato a Prefeito pelo DEM,tendo 1.193 votos,ficando em 3º colocado.
TIMES DE FUTEBOL
O  Palmeirinha foi o primeiro time de futebol de campo no Bairro,sendo comandado pelo Bruninho por muitos anos,sendo seu campo a beira da antiga estrada que passa em frente da Capela Santa Rita de Cássia,hoje é um banhado.
O Pintos comandado pelo Pedro Pires foi uma força no Futebol Piedadense,chegando a final nos anos de;
1.983,na grande decisão contra a forte equipe do Caveira,perdendo o Titulo por 1 x 0 1.996  foi super Campeão vencendo o Vila Elvio numa grande decisão.
Em 1.997,foi Bi Campeão,derrotando o Vila Elvio nos pênaltis
Em 1.998 foi Tri Campeão vencendo o Bateia por 4 x 1
Em 2.001 perdeu o Titulo para o Guatambu,numa grande decisão
Em 1.994 aparece o 3º time no Bairro com o nome de Benfica,comandado pelo Saravá
Em 1.996 aparece o Águia do Vale,comandado pelo Cássio
Em 1.997 aparece o 5º time formado pelos decidentes e descontentes com o nome de Atletico
Em 2.002 surge a grande equipe do Real Madri,comandado pelo João Mineiro,que permanece até os dias de hoje,embora tivesse Roque,Véio,Dino,e outros diretores que sempre auxiliam na beira do campo.
O Real Madri ja conquistou os Títulos de Campeão nos anos de
2.003 contra a forte equipe dos Leites,vencendo por 1 x 2 e 2 x 1
2.005 contra o Gurgel ficou Vice Campeão com os resultados de 2 x 2 e 1 x 3
2.008 foi Campeão vencendo a equipe do Gurgel em super decisão
2.010 foi campeão vencendo o Douradinho por 2x0 e 2x1
2.011 foi vice campeão da primeira divisão,perdendo para o marechal por 3x1 e 1x 0,na segunda partida o jogador Roxinha perdeu um pênalti

CAMPO DE FUTEBOL
O Bairro teve o primeiro campo de futebol, próximo da antiga estrada velha,conhecida como SP79,não era um campo oficial ,mais era gramado e de boa dimensão,por ser em lugar úmido sempre a grama estava verdinha. Quem mantinha o time era o jogador Bruno Mendes que por muitos anos foi o camisa 10 do time.
Em 1.983,o campo já funcionava no atual local,sendo de propriedade do Sr Wille,pai do jogador Matias,sendo que alem do novo campo,também tinha um bar próximo,local onde todos compareciam após os jogos.
Em 1.997 o bairro ganhou um campo de futebol em definitivo,sendo desapropriado o local em acordo amigável com o proprietário Cesário.Após anos foi colocado Alambrado e Construído Vestiários,mais o vandalismo foi mais forte e em pouco tempo tudo estava quebrado.Mesmo assim o vereador João Cobra sempre procurou manter o bom estado de uso e até conseguiu a denominação “Centro Esportivo Salvador Pires de Camargo Primo” aprovado pela Câmara Municipal, através da Lei nº 3.190 de 28 de junho de 2.000, através do vereador João Cobra Jose da Silva e Sancionada a Lei  pelo Prefeito Jose Tadeu de Resende
ENERGIA ELÉTRICA
Com o crescimento populacional desordenado do bairro, pela venda dos lotes e as construções sem a orientação de um engenheiro que colocasse os problemas que acarretaria no futuro, sem as dimensões de largura das ruas e direcionamento de posteamento de energia pública e colocação de cavaletes de rede de água e calçada, sendo que o asfalto chegaria como prioridade o bairro teve outro benefício, sendo que no dia 10 de novembro de 1.989 o Prefeito Jose Tadeu de Resende Inaugurava a Iluminação em diversas casas e também Iluminação Pública.
ESCOLAS NO BAIRRO
A primeira Escola foi construída próximo da rodovia Padre Guilherme Howel,em terreno doado pela família Neumann.Esta Escola Estadual, teve a denominação Professora Sylvia Camargo Baldy ( atualmente é um prédio usado pela Prefeitura que mantem convênios com o Fundo Social em projetos do CRAS. )
Em 2.005 o Prefeito Jose Tadeu de Resende pública no Jornal do Município o Decreto nº 3.937 a desapropriação do terreno pertencente ao Sr Jurandir Ribeiro,para construção de um prédio escolar.
Em 2.006 a Escola Municipal  com área 1.000m2 de construção em valor aproximado de R$ 1.000,000,000 ( Um Milhão ) de reais.esta Escola tem a denominação Silvia Camargo Baldy
Também foi construída mais uma Escola Municipal em ---------------------- tendo a denominação -----------------
O bairro ganhou uma Pré Escola com a denominação Terezinha Oliveira Batista Paula e
uma Creche com a denominação Hilda Nogueira Gimenez

PLACA
Por muitos anos o Bairro teve mais uma opção de ser  conhecida como “PLACA” devido  a uma grande Placa de Publicidade da Faixa Azul,colocada na parada final do ponto de Ônibus que ficava em frente o bar do Pepino, no centro do Bairro,mais que ainda não era conhecido como Vila Moraes.
Isto aconteceu em 1.964,quando a fabrica de cama Patente foi vendida para Giacomo Bassi.
Esta identificação se tornou obrigatória na Empresa de Ônibus Vila Elvio até 1.998.

ESTRADAS NO BAIRRO
Privilegiado pelas estrada municipais que cortam os Bairros dos Pintos / Vila Moraes / Nova Campina é um pouco do que o único Bairro do Município tem de melhor;exemplo
A Estrada Estadual SP 79,que liga Piedade a Tapirai,passa no centro de três Bairros que são Pintos / Vila Moraes e Vila Nova.
A Estrada Municipal que liga o Bairro dos Pintos / Vila Moraes e Vila Nova a Vila Elvio
e tem a denominação Giacomo Bassi é asfaltada desde 1976.Esta Estrada esta na Programação do Governo do Estado de São Paulo,para ser recapeada através de solicitação do Deputado Estadual EDMIR CHEDID para ser atendida em 2.011
Também a Estrada que liga  a Vila Moraes / Vila Nova Campina ao Bairro dos Oliveiras,esta no aguardo de Pavimentação ( asfalto ) para o ano de 2.011,sendo o pedido do Deputado Estadual EDMIR CHEDID.
DELEGACIA NO BAIRRO
Em 1.993,foi construída o prédio da Delegacia de Policia no Bairro,sendo inaugurada em
Abril  de 1.994, tendo o Delegado Dr. Daniel Dias de Moraes

 Esta historia não esta completa,por motivos de falta de entrevista com moradores


Manoel Julio da Costa  = mane.do.esporte@hotmail.com
(15) 96 04 . 04 41

3 comentários:

  1. Mané, gostei bastante de conhecer um pouco da história do bairro dos Pintos, porque isto vai ao encontro de um projeto que estou desenvolvendo na escola Maria Ignês sobre o assunto. Mas,ao entrevistar um morador bem antigo do bairro, o Sr. Juca, obtive algumas informações novas que talvez você não tenha. Gostaria de conversar com você para saber alguns detalhes e compartilhar o material que eu tenho, assim como gostaria de utilizar o seu no projeto da escola. Tentei entrar em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, para obter algumas informações sobre o bairro, mas eles não tiveram nem a delicadeza de responder ao e-mail que enviei. Um abraço e parabéns pela iniciativa.
    Sônia Bianchini Góes Paslar

    ResponderExcluir
  2. Esta Estrada esta na Programação do Governo do Estado de São Paulo,para ser recapeada através de solicitação do Deputado Estadual EDMIR CHEDID para ser atendida em 2.011.E até hoje não executaram o serviço .

    ResponderExcluir
  3. E.falta.bem.coisa.no.bairro.falta.arruma.o.vestiario.do.campo.e.uma.praca.pro.povo.e.termina.de.asfalta

    ResponderExcluir