quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

HISTÓRIA DA VILA MARIA


Este modesto e despretensiosa histórico do Bairro da Vila Maria (antigo matadouro velho )vem tentar preencher um tempo vazio que dispunha para recordar e realizar um sonho de deixar escrito a minha juventude que convivi com meus amigos e moradores na época em que não havia maldades -malicias- drogas e insegurança de companheirismo.
Não sou historiador ,mais gosto de saber tudo que aconteceu em Piedade e nos bairros.
Incentivado por amigos fui em frente,mesmo sabendo das dificuldades que teria para resgatar um passado cheio de alegrias e que hoje só é saudade de muitos que já se foram para outro lado da vida.
Sei que haverá falhas, mais o leitor saberá anular os erros encontrado neste trabalho ,que dedico a todos os moradores do bairro da Vila Maria e aqueles que moravam no antigo matadouro.
Agradeço aos colaboradores que deram seus depoimentos e acreditaram na minha  pessoa,sendo minha mãe Maria Rosa de Jesus Costa,minha sogra Anésia de Castro Andréa,Nelson de Andréa(único sobrevivente da família Italiana Andréa),João Batista Fávero-Luiz Fávero-Zé Pires -Edson Godinho (Songo),Sueli de Fátima Andréa Santos.,busquei informações no livro História de Piedade,escrito pelo meu Professor Antonio Leite Neto, Jornal Folha de Piedade,do falecido João Barbosa de Viveiros,Jornal de Piedade,de Laurindo Tirotí
Dedico a Minha Esposa Sonia Maria de Andréa Costa ,ao meu filho Jose Emerson Costa  ,    (Patola) as minhas cunhadas,Sueli de Fátima Andréa Santos,Sandra de Andréa e ao meu Cunhado Wilson Roberto de Andréa,aos meus sobrinhos ligados a minha esposa e meu afilhado de batismo Wilson de Andréa Junior(Patólinha ou Juninho) ,Wilian de Andréa,Amanda de Andréa,afilhada de Crisma de minha esposa,João Vitor Andréa Ribeiro, Felippo de Andréa Santos,afilhado do Emerson (Patola )
Dedicação Especial a minha sogra Anésia de Castro Andréa, e as minhas netinhas Nerissa  e Manuella

Em 1.923 o Prefeito Laureano da Silva Baldi,de acordo com o código de postura da Vila de Piedade,fixou um local para abater bois para os açougues da cidade.
O local escolhido foi o terreno pertencente ao senhor Eugenio de Oliveira Leite,a beira do RioPirapora,sendo posteriormente desapropriado pelo poder público municipal amigavelmente.
No local além do abate de bois, também foi improvisado um deposito de lixo que era coletado nas principais ruas da cidade.
O matador de bois era o Gregório Pires, e quem distribuía nos açougues era o seu Vitálino,que era funcionário municipal,Vitalino transportava em carroção(chamado na época de troller)por uma párea de burros.
Também era o Vitalino que coletava os lixos na cidade e levava para o lixão que ficava atrás do Matadouro,no mesmo carroção.
O grande pasto do matadouro  pertencia ao seu Eugenio de Oliveira Leite,onde ficava os animais,esse grande pasto é hoje as ruas Santi Vichi-Vidal Antonio da Silva-Lourenço Jose Pereira-Roldão Pinto de Moraes-Eugenio Falco da Paixão-Carolina Maria de Amâncio Vieira-Maria Sateriana-Ana Maria de Jesus-Jose Amâncio Vieira , Eugenio Leite de Oliveira e Avenida Leonel Ribeiro Paiva.e a viela Emilio Vieira Cruz.
Em 1.932, a cidade começava expandir seu povoado e o bairro do matadouro começava a ter suas primeiras casas.
Lazinho Leme,bastante conhecido pelos tropeiros  em toda região,era  domador de animais       também fazia ferraduras –freios- rabos de tatu -celas e as famosa capa de couro para os tropeiros  se protegerem das chuvas e frios.
Raymundo Vieira era outro morador próximo do matadouro,homem evangélico mais muito integrado com o desenvolvimento do bairro .
Em 1.941,o prefeito Raymundo Nonato Leite,construiu um novo matadouro,no bairro Paula e Mendes(hoje fabrica de artefatos de cimentos Petrópolis)do Max  Neumam.
Também comprou um caminhão chevrolet(conhecido como tigre) e mudou o local do deposito do lixo,que passou a ser depositado na saída da estrada para Tapirai (hoje Vila Xavier)fim da rua  Simão Vieira.


TRATAMENTO DE ESGOTO

Em 1956 o Prefeito Wilson de Souza Lopes,iniciou uma grande obra no bairro,em parceria com o Governo do Estado de São Paulo ,para resolver o problema de saneamento de esgoto.
As obras de drenagens e canalizações até que chegou a ser concluída mais o prédio que seria para tratamento não conseguiu concluir.
Seria a obra do futuro e o caminho para o desenvolvimento de Piedade,mais os futuros Prefeitos não deram continuidade e a obra ficou esquecida por mais de 50 anos..
O Estado perdeu sua capacidade de investimento e a Prefeitura perdeu sua parceria.
Para os políticos existe uma antiga frase folclórico “OBRA ENTERRADA NÃO RENDE VOTO”
Os Prefeitos costumam dar preferência em seus orçamentos a realizações vistosas ,exemplo prédios Público-Asfalto-Pontes-Praças-,deixando as obras invisíveis,mais fundamentais como rede de abastecimento de água,sistema de coleta de esgoto ..
           OS PRIMEIRO MORADORES DO BAIRRO
Os moradores do antigo matadouro eram Lazinho Leme-Raymundo Vieira- Cesário -nhô Nato-Dona Eva-Nelson de Andréa-Humberto de Andréa- Gentil soldado -Virgilio biscoiteiro -Tico do Nato -Raymundo biscoiteiro -ZéCuiára -Maria Furquim- seu João sogro do sabiá- Antonio areiero Braizão -Zé Pires-Dito Foieiro –nhá Mundica -Raymundo Julio da Costa  -Jorge Padilha-Zezinho Bilheteiro -Vadô Carroceiro João Rodrigues-Emilio do açougue-DitoAgápito-Simpliçio Agapito-Vado Lopes-Lazinho da cesp-Vidal Antonio de Campos-seu Chico do Cônego-Osvaldo Mineiro-Helio da Volks-dona Candinha-dona Rita-Luizão Fávero-Jõao Fávero-Eugenio Ferreira(pai do Nelson Ferreira , Odila, Laercio  , Geninho e Gil (maibrode).Dona Zica-  seu Miwa -Antonio Mentiroso -Celso Ramos-Roldão Pinto de Moraes e sua família-Milton Henrique de Paula-Pernambuco,Julio pai do Gersinho e Robertinho.Moisés Agapito,Noel Agapito,João Mendes,Zé Moacir,Rubinho Soldado,Mane(sogro do Tininho) Pipoqueiro,Nhá Faustina,Juquinha,
 Em 1.951,Maria Sateriana e Alcides Rosa ,fizeram o primeiro loteamento no alto do matadouro velho,sendo um total de 40 lotes.o Prefeito na época era Orestes Romano.
Em 1.956,o Prefeito Wilson de Souza Lopes,iniciou a obra de tratamento de esgoto,no antigo terreno do matadouro velho(hoje prédio da Guarda Mirim de Piedade)
Em 1.960,um grupo de jovens moradores do bairro apoiados pelos mais velhos resolveram fazer um campo de futebol no local do antigo lixão.
Em sistema de mutirão em vários fins de semanas retiravam latas- plásticos-ferros-pneus-vidros e outros entulhos ali depositados..
Foi um grande sacrifício para ver o terreno limpo devido ser tudo na base do trabalho manual,e para o campo ter uma largura maior foi mudado o leito do rio Pirapora..
As traves de madeira bruta de eucaliptos foram colocadas e os treinos começaram de segunda a Domingo. Era a festa da criançada,bastava alguém aparecer com uma bola de capotão ou de plástico era o treino,descalço de kichut ou de chuteira,valia a vontade de jogar futebol.
Vários times se formaram no bairro exemplo do Botafoguinho-Corintinha e Apolo,mais não foi por muito tempo porque o bairro tinha muitos jogadores que jogavam nos times  Pingo Dágua- Piedade-XX de Maio-Roseira.
Entre os vários jogadores vou citar alguns que consegui lembrar-Micão-Ditão-Zequinha-Dirceu(falecido)Dedé(falecido)-Paraná sorveteiro-Gorila-Bodinho-Mané-Luçio-João Minhoca-Zé preto(falecido)- Vadozinho- Dria-Ayrton-João Gregório-Zé Carlos Peru -Abilio –Gimba-Dito Chagas-Napio-Osvaldo Mineiro(falecido)-Milico(falecido)Tico do Nato (falecido)Sergio do Emilio(falecido) –Renato(falecido)Vado do Braz-Braizinho(falecido)Cido-Chico cachorro-Mario Julio da Costa(falecido) Balo-Tonhão-Sergio Cardoso-Roque Maimone-Claudio Batata-Pé de ferro-Val Tardeli -Suza-Ovídio Fiup(falecido)-Zé Pires- Carlão da Bêne -Xilo -Vardinho -Barriga -Gino –Edson -Rair(falecido)Camarão -Sano , Nelson de Andréa –Namor –Gato -Alfredo- Miguel- Pedro Correa , Matenaus(falecido)-Peixe-Barra-Zé Cuiara Tiquinho-Tininho-Ganso(falecido)Tarcizo,Sabia-Niza-Dema – Dinei- Zé  Eduardo -Zé Pintor-Miro Furquim (falecido)Zé Sagüi-Toninho Chinês(falecido)-Tocha(falecido)Antonio Carlos-Luizinho Bacalhau-Farizeu-Davi-Vanderlei- Valter- Naterçio-Geremias-Pelé borracheiro-Rubão preto(falecido)-Carapê(falecido)-Zeca preto-Coquinho –Nelson do açougue.-Chico mula(falecido)-Vado Rosa-Kurtz Chinayder-Neguinho-Marino de Góis-Odorico-Cininho-Chicão-Zão-Zeca Diabo- Gusto-João Carlos Baitaca--Vadozinho da Zica,Gersinho locutor,ZéAmate filho,Emilio do açougue(falecido)-Zé Claudino(falecido)-Toninho Cruz- Guélo(falecido)Jorginho(falecido)Chiquinho filho do seu Chico do Conêgo ,Chicaogoleiro,Isaque(falecido)-João Mansur(falecido)-Pedrão Herrera,-Sano,Chicão (goleiro)-Roque do rosário-Toninho maguinata-Roquinho da Ambulância,Tiago-Carlão e Nenê(filhos do Rair)lembrando que Nenê é praticante de lutas marciais,sendo varias vezes campeão em Piedade e Região e no Estado de São Paulo.Luizinho do Emilio(falecido)Chiquinho irmão do Ditão(falecido),Ditinho Simplicio (falecido),Toninho Cêbo ,Carlinho Cardoso,Fio da Gina,Jorginho irmão do Cido (falecido)Bernardo,,Joel,Joene,ToninhoCorvo(falecido),Geremias,Gilmar Marinho,Cido Pavão,Roberto e Edson Henrique,Dito do Braz(falecido),
Antonio Carlos,Dito Carlos e Gersinho(falecido)Zé Moacir,Fabio Dik,Zé Renato, 
VILA MARIA
Em 1.960,surge o time montado com o nome de A.A. V.Maria,homenagem a família Andréa,desbravadora do bairro através de Maria Sateriana (conhecida como Maria Italiana) e também pela presença de Humberto de Andréa como diretor e Nelson de Andréa como jogador alem de dona Argentina que morava muito próximo do campo e muito contribuiu para o esporte
do bairro,somando as alegrias de domingo nos dias de jogos no campinho..
Se tudo que foi feito no futebol não tinha destaque o nome de Vila Maria,começava chamar a atenção dos esportistas da cidade de Piedade dos bairros e de toda região..
Primeiro foi criar o estatuto ,diretoria,carteirinha e recibo de sócios e carteirinha dos atletas que contribuíssem  com o time. 
PRIMEIRO UNIFORME E AS CORES
Escolhido as cores dos uniformes em comum acordo com todos diretores ,também seria mais uma homenagem aos italianos nas cores azul e branca.
Para comprar os uniformes foi elaborado através do Bertão um livro de ouro,para arrecadar dinheiro .Quem teve a incumbência de fazer a arrecadação foi a Sonia filha do Bertão,que após ter feito o orçamento do custo de todo o material,saiu em busca do dinheiro,e já na primeira visita ao proprietário do café São Luiz,senhor Paulo Brand Rosa,conseguiu toda a
verba necessária .Paulo Brand Rosa ,não sabia do valor total do material e deixou a Sonia muito assustada pela sua colaboração.
Vale lembrar que Paulo Brand era muito amigo do Bertão,isso veio facilitar a sua contribuição.
Só para lembrar na época não usava o nome do patrocinador nos uniformes.
Tudo pronto para dar a largada em jogos amistosos  ,foram marcados vários jogos nos bairros do Município de Piedade,levando o nome da Associação Atlética Vila Maria,com seus melhores Jogadores do 1º e 2º quadro,alem da grande torcida que foi convocada ,em cada jogo ficava as amizades o companheirismo e a marca da grande equipe que levava respeito aos adversários com MORAL TÉCNICA E DISCIPLINA,sempre com vitórias 
                                           OS TIMES DA ÉPOCA
Piedade- XX de Maio-Pingo D água-Roseira-Leites-Correas-Vila Elvio -Kai Kam-Godinhos-Moçidade-Piraporinha-Piratuba-Garçia-104-107-Cavalheiros-Paulistinha-Oliveira-Pintos-Primavera-Jurupara-Cotianos-Capela de São Roque -Castanhos- Ipiranguinha- Torres –Turvo-Bateia- Reduçino -Prestes-Cosmos-Caveira-Buenos-Vila Rica –Paruru –Caetezal- Gurgel-Cavalheiros-Douradinho-
Depois de uma grande série de jogos amistosos,o time começou a disputar os torneios e sempre trazia troféus para o bar do Bértão,local onde os jogadores ,diretores e torcedores se reuniam para comemorar as vitórias e comentar os próximos jogos ou torneios.
O bairro que antes era conhecido como Matadouro Velho ,passou a ser conhecido como Vila Maria,devido o campo e o time que através do seu futebol foi chamando a atenção de todos esportistas de todos bairros visinhos e da cidade,sendo que em cada jogo o campinho ficava lotado com a presença de torcedores,era a festa do futebol com romantismo,o publico se aglomerava na beira do campo pelo lado do rio Pirapora e no barranco ao lado da casa da dona Argentina,que aliás tinha  uma grande paineira e fazia uma sombra indispensável nos dias de muito calor.
O campinho da Vila Maria tinha muitos problemas,falta de vestiário,falta de água para tomar e até uma privada para fazer as necessidades.
A casa do Braizão era o local que os jogadores encontravam tudo que faltava no campo,sendo que com isso havia uma recompensa sendo que o Braizão faturava vendendo garapa de cana em garrafinha de choko milk, para os jogadores e torcedores .
Também a dona Argentina faturava vendendo os sorvetes em saquinhos(hoje geladinho).
Outra pessoa que não posso deixar de relatar é o seu Góis que comparecia com sua Brasília para vender de tudo que os atletas e torçedores consumia na beira do campo.
Em 1.966,o Vila Maria passou a mandar seus jogos no Estádio Municipal Lino de Matos,sendo uma grande colaboração do prefeito Messias Rolim da Silva,que era muito amigo do Bertão.
Estes jogos seria o de maior importância no campão,e com isso vieram os jogos amistosos com as  equipes da região,vindo times das cidades de Tapirai-Ibiuna-Salto de Pirapora-Pilar do Sul-Votorantim-Sorocaba-Mairinque-Cotia-São Roque e outras cidades da região,sempre dando uma alegria aos esportistas que comparecia em massa no EstadioMunicipal,prestigiando os atletas que defendia as cores azul e branca de nossa cidade
Alem do futebol o Vila Maria tinha outros departamentos que participava na vida esportiva de Piedade ,com futebol de campo nas categorias dente de leite-infantil juvenil e veteranos,futebol de salão e atletismo. 
NO ATLETISMO O BAIRRO TEVE UM TRI CAMPEÃO
 Se no futebol o Vila Maria ficou super conhecido em pouco tempo ,também o atletismo dava a sua contribuição,através de Manoel Julio da Costa, que dedicava aos esportes e nas corridas que eram realizadas no aniversário de Piedade,Mane conseguiu o tri campeonato consecutivo nos anos de 1.968-1.969 e 1.970,sendo que a prova pedestre era uma tradição no aniversário de nossa cidade
A equipe de atletismo era composta de vários atletas do bairro,sendo Mané-Abilio-Geraldo Santiago-Miro Furquim-Kuniati AlçidinhoRodrigues,sendo o treinador Kunio Fujita.
Manoel Julio,chegou a participar de uma prova da São Silvestre em São Paulo no ano de 1.969 levado pelo Carlito Watermam..Essa equipe de atletismo participou em diversas cidades das região,sempre representando o nome da A A VILA MARIA.
 TITULO PARA A HISTORIA
Em 1.977, o Vila Maria foi campeão Inter Municipal de futebol, competindo com as melhores equipes da cidade de Piedade e da região,sendo Piedade Futebol Clube-Caveira dos Anjos-Comerçial-América(Araçoiaba da Serra) Internacional e Matarazzo,Tapirai,Votoran(Votorantim)Estrela(Pilar do Sul)Guarani , Olaria,eSerci (Ibiúna ).
Em 1.978 foi campeão do torneio Inter-Cidades,realizado no Estádio Municipal Lino de Matos,com a participação das equipes Serci e Olaria (Ibiúna)Turvo (Tapirai) Matarazzo (Salto Pirapora)S.Antonio(Votorantim)   .Nesta final houve uma surpresa,dois jogadores faziam aniversário e a esposa do Mane,Sonia levou um bolo para os jogadores,mais entrou em campo com o bolo,causando enorme surpresa aos jogadores,diretores e a torcida porque estava uniformizada.
Nesta final do campeonato a Escola de Samba do Terceiro Centenário,da cidade de Sorocaba,comandada pelo Mestre Lazinho,esteve presente,só para lembrar que o Mestre Lazinho é pai do goleiro ZUZA,que defendeu varias equipes de Piedade,e também o Jardim América,e Jardim dos Estados de Sorocaba.
Em 1.979,foi realizada a primeira Copa Arizona de Futebol em Piedade,com a participação de 32 equipes,e na abertura  houve perfilamento e juramento dos atletas e uma missa campal celebrada pelo padre Jorge Mussizano,sendo um fato inédito na historia do futebol Piedadense,lembrando que este torneio tinha a organização do jornal GAZETA ESPORTIVA de São Paulo.
Em 1,980, foi vice campeão varzeano de Piedade,perdendo a final para a equipe do Caveira.
Em 1.982,foi campeão varzeano de Piedade, vencendo a forte equipe do Caveira dos Anjos,na grande final, neste ano o Vila Maria tinha sua melhor formação de jogadores que vieram de diversas cidades da região,tendo a maioria de Sorocaba-Ibiuna-Votorantim,destaques para os
Jogadores Artur-Tadeu Maldonado -Jorge-Silas-Paraguaio-Isquei-Niva-Carcanholo-Edson Roz-Paulo Salafra-Ivo-Olimpio-Vanuza-Gildo-Batata-Baianinho-Zinho-Indio-Bazani-Gilberto-Beca,Brassinho-Kau-Enio-Mazolinha-Daniel-Ismael-Claudio Oviçian-Beto-,todos atletas com muita experiência nos campeonatos varzeanos em Sorocaba e Votorantim,sendo que vieram da cidade de Ibiúna os jogadores Marcão-Esquerdinha-Osvaldo e Dirceu .
  A MAIOR GOLEADA EM CAMPEONATOS VARZEANOS 23 X 1
 Era um jogo pelo campeonato varzeano de 1.980,no antigo campo do 104,no alto de Piedade,
Contra o time do Ipiranguinha da vila Quintino,dirigido pelo Zezinho pintor da Prefeitura e o Vila Maria marcou para a historia do futebol Piedadense a maior goleada,23 X1,sendo que o Atacante Micão marcou 16 gols nesta partida.
Certa vez o Helio Fiderzone que estudava em Sorocaba,participava de uma gincana estudantil,e precisava de um Jornal que apresentasse o recorde de gols em uma partida,.imediatamente foi procurar o Manoel Julio da Costa,que apresentou o Jornal de Piedade que trazia o registro e foi
um fato histórico.
 FESTA DA CERVEJA.
Em  1978, a diretoria da Vila Maria realizou a grande festa em comemoração dos titulos que marcaram na historia do clube e do futebol Piedadense.
Aproximadamente mais de mil pessoas participaram da grande festa que foi realizada no Clube Literário e Recreativo,uma confraternização inesquecível entre atletas –diretores e torcedores.
 FESTA JUNINA 
Em 1.979 a diretoria do Vila Maria,em conjunto com jogadores e torcedores,realizaram a maior festa junina no campo de futebol no bairro,tendo a colaboração do prefeito Juraci Rosa Soares-
Barra- Odorico- Camarão e tantos outros que não foi lembrado.
Nesta festa teve Pau de Sebo-Porco ensaboado-  Barracas de Pipocas-Quentão-Vinho Quente –Batata Doce-Pamonha-Milho Verde assado,
Pesca-Algodão Doce ,Queima de Fogos,e quadrilha de dança,sendo que Bernardo Locheter e sua esposa Sagera,Sueli e Cido,abriram abriram a festa na dança de quadrilha e um grande shou com o artista humorista NHO JUCA da radio Cacique de Sorocaba.
Também a 1º dama do município  Maria Lucia Amorim Rosa Soares,expôs uma barraca para arrecadar dinheiro para o fundo social do município,com a venda de livros e outras prendas que foram doados,foi a barraca que mais teve movimento pelo ato de Solidariedade.Esta festa chamou atenção do padre Jorge Mussizano que realizava a tradicional festa do Divino.
Os enfeites foram com folhas de coqueiros trazidos pelo Odorico do bairro do Reduçino, as bandeirolas e balões foram feitos pelo Barra que tinha um comercio na Vila Maria,lembrando que o Bertão e dona Anézia tinha como tradição realizar todos os anos a festa junina,  que era na rua em frente da casa de dona Anézia com fogueira,Pinhão-Quentão,batata doce,   pipoca, fogos,tudo grátis  ,sendo que os mais corajosos passavam a fogueira na meia noite,era a festa para os moradores do antigo bairro matador velho, a confraternização das crianças,jovens e adultos, homens e mulheres sendo que hoje não existe mais.
                                PONTES  QUE LIGAVA O BAIRRO
Muito antes de ser construída a 1º ponte,havia uma pinguela no terreno do Vicente Dulçino,que depois foi chácara dos padres,altura hoje do Super Mercado Pereira,sendo que a travessia de animais era feito pela estrada que ligava a Sorocaba(hoje ruas Procópio Tenório-Armando Sales de Oliveira e Antonio Amâncio Vieira,mais conhecida como estrada velha de Sorocaba.
Em 1.940,o prefeito Raymundo Nonato Leite,construiu a primeira ponte de madeira,com cabeceira de concreto,sendo com estivas e vigas de madeira bruta.
Esta ponte ficava em frente da casa do Dilermando Tura e ligando a altura da atual revendedora de telas e vidraçaria.,em frente da casa da dona Anézia,hoje só existe marca da antiga ponte.
Em 1.975,o prefeito Artur Hess,percebendo o crescimento do bairro,construiu uma nova ponte a atual que liga ao bairro e as avenidas da marginal direita que tem o nome de Antonio Correa da Silva e Leonel Ribeiro Paiva,alem da rua Eugenio de Oliveira Leite e a praça da paineira,sendo denominada (Praça Humberto Tardelli ).Esta ponte teve a parceria com o governo do estado de São PauloDr Laudo Natel e a secretaria de serviços públicos do estado através do secretario professor Jose Miches,sendo iniciada em Agosto de 1.974 e inaugurada em Fevereiro de 1.975.
Com esta obra o bairro da Vila Maria ,passou a ter um crescimento maior,com comercio.
A marginal esquerda conhecida por Raymundo Nonato Leite.deu outro crescimento a beira do rio Pirapora,com diversos comércios.
Atualmente esta ponte se chama “Humberto de Andréa”,através do Projeto de Lei nº002/2.005 do Vereador Marcelo Rego
Em 1.991,o prefeito Jose Tadeu de Resende,colocou duas passarelas metálicassobre o rio Pirapora que da acesso ao bairro, uma próxima a casa do Vadô do Braz e outra perto do Gils Veículos,fazendo as ligações das duas avenidas.
 CENTRO ESPORTIVO NO BAIRRO
Em 1.990, no dia 05 de Maio o Vereador Adauto Rolim de Góes,apresentou  a Indicação nº031/90,determinando o Departamento de Engenharia da Prefeitura Municipal de Piedade,para elaborar  projeto de um Centro Esportivo no Bairro da Vila Maria,que é um Bairro tradicional,merecedor de tal solicitação.
A construção do referido Centro Esportivo,ira contribuir para as formação dos jovens que residem na Vila Maria e suas imediações,trazendo a união aos jovens Piedadenses através do esporte.
Vale lembrar que o Vereador Adauto foi o único político que lembrou em levar uma obra de lazer  ao Bairro da Vila Maria.
QUADRA DE MALHA
Também uma quadra de malha foi construída em frente o prédio da Guarda Mirim,mais a falta de colaboração dos praticantes em manter em bom estado de uso,levou o Prefeito a desmanchar o único espaço de lazer,que foi construído pelo diretor de esportes Manoel Julio da Costa.
 LOTEAMENTOS
Em 1.951,o prefeito Orestes Romano,autorizou o primeiro loteamento no bairro do matadouro velho(hoje Vila Maria) sendo o proprietário sr Alcides Rosa e dona Maria Sateriana,com o aval do seu Vitor de Andrea e dona Rosita Sateriana.,sendo eles pai e mãe da família Andréa,que tinham quatro irmãos Vicente-Roque-Humberto e Nelson e duas irmãs sendo dona Argentina e dona .Maria Aparecida de Andréa (Tia Nenê).
Foram um total de quarenta lotes,sendo que o velho grande pasto começava a ter as primeiras casas de residência.
Em 1.986.o Prefeito Artur Hess , autorizava o segundo loteamento no bairro da Vila Maria,com o nome de loteamento (Zé Pinto) sendo que o projeto foi elaborado pelo Engenheiro Jose Tadeu de Resende,que na época era Vereador e Engenheiro do D.E.R. de Piedade.
Todas ruas existentes estão com nomes e números o que vem facilitar os trabalhos do Correio- Sabesp e Elektro,sendo que as casas estão servidos com água –luz e esgoto.
 CIRCO NO BAIRRO 
Por muitos anos o bairro teve uma grande atração na época,era os circos que se instalavam no campo da Vila Maria trazendo vários espetáculos como trapezista,malabaristas,animais de raras espécies selvagens,globo da morte e artistas sertanejos.
Entre os vários circos que estiveram no bairro,destaque para o circo do Pinduquinha,que mais vezes esteve presente,também para o circo Norte Americano,um grande circo com diversas
atrações e que muito marcou sua apresentação pelos bons espetáculos.
Este circo foi o que teve um fato inédito,certa noite um elefante escapou de sua corrente e foi parar no bar do Bertão,causando enorme prejuízo pelo estrago na porta de aço que foi destruída e as frutas que foram consumidas.
Foi feito boletim de ocorrência na Delegacia de Poliçia de Piedade,e o proprietário do circo pagou todas despesas.
                                  FABRICA DE BLOCOS NO CAMPO 
Em 1.990 o Prefeito Jose Tadeu de Resende,teve a idéia de desativar o campo do Vila Maria,colocando uma fabrica de artefatos de cimento,que viesse produzir blocos, lajotas ,-canaletas tampa de bueiros,-tubos de poço,tubos de canalização para águas pluviais e outros.
Apesar de ter iniciado a construção do barracão,não chegou a concluir os serviços,porque houve a greve dos funcionários municipais na mesma época e teve de ser destruída imediatamente.
 FUTEBOL , O LAZER DO BAIRRO
 Varias equipes foram formadas na Vila Maria,mesmo antes de formar o  legitimo representente do bairro.exemplo do Corintinha-Botafoguinho-Apolo-mais não conseguiram sobreviver.
Após o time do Vila Maria ter parado difinitivamente,surgiu o Marechal com as mesmas cores azul e branca,e dirigida por pessoas ligadas ao Vila Maria.
Esta equipe continua com sobrevivência conseguindo títulos nas diversas categorias do futebol Varzeanos 2º quadros principal e veteranos,sempre levando alegria dos amantes do esporte nos campeonatos que desputa,dando continuação aos torcedores do Vila Maria.
Lembrando que o  Marechal foi campeão na 2ºdivisão em 1989 ,vencendo o Piraporinha na final e em 1992 venceu o Garcia na final e em 1994 venceu o Godinhos na final.
Na 1º divisão foi campeão em 1995 vencendo o Soares na final  e em 2003 venceu Vila Olinda na super decisão por 4 X 1 e 2 X 1.
O Marechal foi uma equipe privilegiada ,porque sempre teve o mando de seus jogos no Estádio Municipal ,sendo na categoria 2ºquadros diversas vezes campeão,Veterano com vários títulos de campeão e disputando também os torneios de futebol de salão.,tendo no comando Jéferson mais conhecido por Tatu,como líder no comando,auxiliado por Milton Japonês e Paulinho Cenoureiro,mantendo as tradições de ter uma boa equipe com atletas da região e até ex profissional.
 CAMPO SOÇAITE
 Atualmente existe um campo soçaite no antigo campo da Vila Maria ,muito bem cuidado com grama e alambrados dando um divertimento aos jovens  e serve de treinamentos para os guarda mirins,sendo cedido a comunidade de jovens moradores da Vila Maria que é comandada pelo
Tatu como responsável pelas atividades esportivas.do Marechal. 
MICÃO NA SELEÇÃO DE PIEDADE E NO SÃO PAULO F.C. 
Vários jogadores da Vila Maria foram convocados pela Comissão Municipal de Esportes de Piedade,para jogar nas festas de aniversário de nossa cidade,mais o jogador Micão foi o que mais vezes defendeu a seleção Piedadense,sendo sempre titular na zaga ou no ataque.
Em 1966 Micão foi para o São Paulo F.C.fez vários testes e foi aprovado,mais como tinha que servir o exército teve de abandonar a carreira profissional.
Micão foi o ídolo do futebol no bairro,sendo cobiçado por diversos times da época como o Piedade-XX de Maio- Pingo Dágua e Roseira.
 POLITICOS DO BAIRRO 
Embora vários candidatos a Vereadores tentassem uma cadeira na Câmara Municipal,para representar o bairro ninguém conseguiu se eleger.
Em 1960 Vidal Antonio de Campos foi o primeiro candidato a Vereador ao lado do Prefeito Totó Gaiola que foi eleito
Em 1976 Braz Rolim Soares foi candidato ao lado do Prefeito Juraci Rosa Soares que foi eleito,Braizinho teve 74 votos não conseguindo nem a suplência.
Em 1982  Manoel Julio da Costa foi candidato  e teve 265 votos ,ficando na primeira suplência sendo o Prefeito eleito Artur Hess pela segunda vez
Em 1988,dois candidatos foram em busca da vitória,mais ninguém se elegeu,Sonia Maria de Andréa Costa teve 231 votos ,ficando na primeira suplência,Luiz Fávero Neto teve 163 votos,sendo o Prefeito eleito Jose Tadeu de Resende.
Em 1992 novamente dois candidatos lutavam para se eleger,mais uma vez não conseguiram Antonio Vieira Cruz teve 37 votos e Jose Cardoso Filho (Zequinha) teve 161 votos , sendo o Prefeito Artur Hess eleito pela terceira vez.
Em 1996 mais uma vez Jose Cardoso Filho (Zequinha) tentou mais não conseguiu se eleger ao cargo de Vereador, tendo 173 votos, sendo eleito o Prefeito Jose Tadeu de Resende pela segunda vez
Em 2000,sendo candidatos a Vereadores Jose Cardoso Filho (Zequinha) tendo 133 votos e Vera Silva de Oliveira(Vera do pronto socorro)tendo somente 51 votos  sendo leito Prefeito Carioca.
Em 2004 ,três candidatos foram em busca de uma vaga na Câmara Municipal,para representar o bairro,mais ninguém conseguiu boa votação,Milton Taxista teve 95 votos,Gersinho da radio teve 63 votos e Gracinha da radio teve 18 votos,sendo reeleito pela 3º vez o Prefeito Jose Tadeu de Resende.
Em 2.008 ,dois candidatos a vereador Toninho Xavier teve 206 votos e Milton Taxista teve 179 votos não conseguindo se eleger.
 SEDE DA GUARDA MIRIM 
Em 1986 o Prefeito Artur Hess,vendo o trabalho da diretoria da Guarda Mirim,resolver dar sua colaboração,cedendo o antigo prédio que seria para o tratamento de esgoto,se tornasse sede da guarda mirim de Piedade.
Hoje a Guarda Mirim de Piedade é uma referencia para outras cidades pela formação dos alunos que se formam Guardinhas,sendo atualmente 500  entre masculinos e feminino,comandada pelo soldado Laércio e o Presidente da Guarda  Katsuiko   Katsurakava (katian).
No mesmo prédio funciona a barbearia municipal comandada pelo funcionário  municipal ,Orlando Silva Paes,que atende os Guardinhas e os funcionários municipais nos cortes de cabelo.
  LUÇIO FAVERO EM BRASILIA
Em 1963 o Exército brasileiro fez uma convocação de diversos Piedadenses,para servir em Brasilia,na construção da capital do Pais.
Entre  eles estava o morador da Vila Maria Luçio Fávero,que viajou junto com os PiedadensesCiro Amâncio-Marcos Shikanay-Chiquinho(filho do Chico soldado)Nego Fávero-Chiquinho genro do Totó Gaiola , Alemão que mora na Boa Vista,sendo que vários outros que também serviram o Exercito em Brasília não esta citado nesta pagina.
Quando retornaram foram recebidos pelo Prefeito Municipal Messias Rolim da Silva,e a Banda Musical Lira São João,foi uma festa com muitos fogos pelos seus amigos e familiares.
Também Antonio Nascimento Cardoso (Micão ) serviu o Exercito em 1.963,na cidade de Itu.
Na época era um orgulho ser convocado para servir o Exercito,mesmo que fosse dispensado,após cumprir o tempo determinado.
  RIO PIRAPORA 
Entre os quatro rios que nascem no Município de Piedade,o Pirapora corta o centro da cidade de Piedade,já os  rio Sarapui  rio Turvo e rio Peixe,embora todos sejam de grande importância para Piedade,tem sido mais útil para outros Municípios.
O rio Pirapora até os anos de 1970,tinha atrativos,como pescar-nadar-lavar roupas e servindo para uso domestico,sendo que as mulheres transportava em latão de 18 litros,levando na cabeça protegido pela rôdia,sendo que hoje já não existe mais esta pratica.
Outra grande atração era o tradicional batismo Evangélico,acompanhados por suas próprias Bandas,atraindo grande publico com muito respeito para assistir o ritual conservador das igrejas de  nossa cidade e Igrejas das regiões.
IGREJAS  NO  BAIRRO
A Vila Maria já teve varias Igreja,a mais antiga estava no terreno da família do seu Roldão(Zé Pinto)sendo conhecida como Capela do Menino Jesus,esta capela também serviu de Escola e o Edson Godinho (Songo)foi um dos alunos da professora,hoje sua tia,Lílian Marques dos Santos
Nesta capela havia a tradicional festa em louvor ao senhor Menino Jesus,sendo que seu Arlindo Godinho da Silva foi varias vezes o festeiro.
Uma outra Igreja Evangélica esteve no prédio do Osvaldo Mineiro,mais por pouco tempo.
Atualmente existe a Igreja Evangélica Brasil para Cristo,que construiu seu prédio próprio na rua Eugenio de Oliveira Leite nº 84,onde recebe milhares de Evangélicos não só de Piedade mais de todos bairros e da região. 
ENERGIA ELÉTRICA
O antigo bairro do matadouro(Vila Maria),tinha os homens que trabalham para a iluminação publica ,Salvador Lopes e seu Lazinho,eram as pessoas que ligavam os transformadores , (Geradores na época) as 19 horas e desligavam as 6 horas da manha,na época a energia  pertencia ao Grupo Votorantim e a usina ficava no bairro da Boa Vista(existe,mais esta desativada).A novidade era que seu Lazinho trocava as lâmpadas queimadas com uma vara de taquara,que era preparada para este serviço,sendo que os postes eram mais baixos e as lâmpadas era igual as que usamos em nossas casas,portanto a luz era fraquinha.
Devido a grande quantidade de serrarias que usavam a energia acabava constantemente,e os transformadores ficavam em diversos setores da cidade,sempre faltava energia se as serrarias trabalhassem  a noite.
Certa vez houve até um protesto comandada pelo Jose Carlos Bachir,que reuniu um grupo de jovens para fazer uma passeata a noite reivindicando melhorias na iluminação
JUIZ DE PAZ
Entre varias pessoas ilustres que moravam no antigo matadouro velho(Vila Maria),destacamos seu João Joaquim Rodrigues,mais conhecido por João Fernandes,que teve a nomeação pelo Dr Juiz de Direito da comarca de Piedade,para ocupar o cargo de Juiz de Paz por aproximadamente
20 anos ocupando o cargo,fazendo milhares de casamentos e outros serviços na área de Juiz de Paz,lembrando que este serviço era de voluntário sem vencimentos, mais de grande importância e respeito,junto a população Piedadense.
 CURIOSIDADES DO BAIRRO
Contam os mais antigos moradores do bairro que algumas pessoas tinham uma vida diferente exemplo do Dito Foiero,era conhecido como homem da feitiçaria,mais deixando isto de lado ele era um grande artezão com latas,fazendo canecas em latas de massa de tomate- latas de óleo
ralador –bacias- cuscuzeiros e fazia os tijolos de barro grande(conhecido por dôb)
Também seu João (sogro do sabia) era a pessoa que aplicava injeções nas pessoas  e fazia os caixão de defunto de diversos tamanhos,até por encomenda.
Antonio mentiroso,ganhou este apelido pelos causos que contava com tanta seriedade que as pessoas que estavam ouvindo ficava em duvida ,se era mentira ou verdade,mais era mentira.
Vadô do Braz,era outro que sempre criava um trabalho diferente,certa vez fez um trabalho de caçar sapos machos para o Instituto Butantã deSãoPaulo,estes sapos foram caçados na caixa do reservatório (hoje prédio da guarda mirim)
seu Cançio era outra pessoa que chamava atenção pelo seu jeito de militar,ele tinha um bar na esquina da rua Maria Sateriana com a rua Eugenio de Oliveira Leite,e os jovens que ficavam na esquina sempre aprontavam alguma malandragem só para ver seu Cançio ficar nervoso.
Uma história bem diferente era que no rio Pirapora a noite aparecia uma noiva boiando e descendo o rio nas proximidades da Vila Maria.
Também quando houve o suicídio de uma moça no bairro,chamou atenção de toda população de Piedade,na época era fato raro.

NASCENTE DA BIQUINHA
Poucas pessoas moradoras antigas no bairro se lembra da biquinha,que tinha uma nascente com um volume grande de água limpa pura cristalina e leve para ser consumida.
A água da biquinha levava muitas  pessoas mesmo distante a encher galões-balde e outros tiposde  vasilhames que servisse para transportar o importante liquido,para ser consumido em suas residências.
Com  a canalização do córrego,que inicia na Vila dos  Amançios e passa pela viela Emilio Vieira Cruz a biquinha acabou sendo canalizada,perdendo também sua importância,não só para os moradores do bairro mais para a historia que esta sendo escrita.
 COMERÇIO NO BAIRRO
Humberto  de Andréa,mais conhecido por Bertão,foi o primeiro comerciante a se instalar no bairro,com um bar e mercearia,em sua própria casa(hoje garagem).
Tempos depois construiu um novo prédio,onde esta atualmente na rua Eugenio de Oliveira Leite nº 127,comandada pelo seu filho Wilson Roberto de Andréa,mais a tradição permanececomo antigo bar do Bertão.
Outros comércios apareceram,mais não ficaram muito tempo em atividade,exemplo do bar do seu Cançio-mercearia do Barra-bar do Osvaldo,esta funcionando bar do Toninho Magnata-bar do Lei e bar do Carlinho.
Hoje o comercio esta bem diversificado no bairro,alem dos  bares,existe duas oficinas de Bicicletas-uma sapataria-duas oficinas de motos-três casas de cabelereiras- uma oficina de refrigeração-uma loja de revenda de telas para alambrados e vidraçaria,-uma loja de divisória,uma loja de materiais para construção-duas funilarias de veículos-uma oficina de bomba Injetoras-uma loja de revêndedora de veículos e motos-dois depósitos de bananas e uma oficina de reformas de carrocerias de caminhão  do Nete

LOCUTORES
Vários locutores de rádios comunitárias e rádios oficiais saíram da Vila Maria,exemplo de Gilmar Marinho que atualmente é repórter e comentarista esportivo nas rádios em Sorocaba e Abílio de Camargo (Di Camargo)que trabalhou na radio Cacique de Sorocaba,como apresentador de musicas sertanejas e popular.
Di Camargo foi o primeiro a montar uma rádio comunitária em Piedade,com o nome de rádio União,na Capela do Jacueiro, depois no alto da Vila Maria montou a rádio Rural.
Gimba foi apresentador e cantor de cururu em Piedade na rádio União e em Sorocaba na rádio Cacique.
Manoel Julio,foi apresentador de programa esportivo e um programa de entrevistas na radio União , radio Alta tenção.e Nova Geração.
Gersinho tem um programa de grande audiência na radio Nova Geração, e faz locução Esportivas,trabalhou também  na rádio Rural.
João Minhoca também foi comentarista esportivo nas rádios União e Nova Geração e Alta tenção. 
RADIOS COMUNITÁRIAS NA VILA MARIA
Duas emissoras de rádios foram instalados no alto da Vila Maria,por pouco tempo,sendo a rádio Rural F.M.,do Di Camargo,e a rádio Alta Tenção do Mércio Gomes.
 DUPLAS SERTANEJAS
Varias duplas sertanejas também surgiram no bairro,embora não fizessem grandes sucessos,chegaram a gravar discos e se apresentaram em diversas rádios em Sorocaba,entre os mais conhecidos estão Pé de Cedro e Zé da Mata,sendo o Natercio Feliciano que se chamava de Zé da Mata ,Duo Rouxinol,que era formado pelo casal Anésia e Carlinhos e a dupla do momento Tiãozinho e Manduri , Gimba que era o cantor e apresentador de Cururu,alem de João boiadeiro que tocava  violão nos desafios cururu,havia o sanfoneiro Cesário Ressecado,que fazia os bailão na casa de dona Argentina e casa do Zé Cuiara,onde muita gente comparecia para participar com muito respeito entre as damas e cavalheiros.
 ARBITROS DE FUTEBOL NA VILA MARIA
Alem de Manoel Julio,que se tornou arbitro da Federação Paulista de Futebol, Micão -Minhoca-Zequinha -Zeca Diabo –Ditão - Milton taxista e Guélo ,trabalharam em vários jogos dos campeonatos varzeanos em Piedade.
ÁGUA E ESGOTO
Atualmente o bairro  da Vila Maria e o loteamento do Zé Pinto recebe em todas as casas 100% de abastecimentos de águas  e coleta de esgotos, sendo que na parte alta do bairro existe um reservatório  da Sabesp,para não deixar os usuários sem abastecimentos.
COLETA DE LIXO
Também a coleta de lixo doméstico esta bem servido pelo serviço de limpeza da Prefeituratendo problemas com os lotes que estão na parte alta do bairro,e seus proprietários não temfeito a limpeza de roçada,criando os animais peçonhentos e roedores. 
ASFALTO
O bairro esta com 80% das ruas asfaltadas,faltando um trecho da rua Vidal Antonio da Silva e um trecho da rua Santi Vichi, a rua Lourenço Jose Pereira e a viela Emilio Vieira Cruz,está totalmente sem asfalto.
No loteamento Zé Pinto, alto da Vila Maria,só um trecho da rua Eugenio Falco da Paixão esta asfaltada,as demais ruas Roldão Pinto de Moraes-Nilton Rosa Baldi-Benedito Pinto de Moraes-Salvador Jose Pinto-Carolina Maria de Moraes e Jose Amâncio Vieira,estão sema sfalto e iluminação publica, embora exista os postes,sendo que a rua Salvador Jose Pinto,não foi completada sua abertura,ficando apenas um caminho. 
RUA OU ESCADARIAS
A única rua ou escadaria sem asfalto,iluminação publica e sem nome, é a travessa da vielaEmilio Vieira Cruz., e as ruas Santi Vichi e Maria Sateriana.
Neste local é de grande importância uma atenção do poder publico,porque trafegam centenasde pessoas que passam pelo córrego que já esta canalizado,mais que não tem uma rua ou escadaria oficializada.
 CORREIOS E TELÉGRÁFOS
Todos moradores do bairro estão servido pelo correio e telégrafos de nossa cidade,pelas ruas com nomes e números,facilita os serviços dos carteiros do Correio,Sabesp, Elektro, muito embora os cachorros criem enorme dificuldades.
 ORELHÃO
Poucos bairros tem o privilégio de contar com três orelhões instalados e em funcionamentosendo um na rua Eugenio de Oliveira Leite em frente ao bar do Bertão,um na avenida LeonelRibeiro Paiva,em frente a Guarda Mirim e outra na rua Vidal Antonio da Silva em frente o bar do Lei . 
ERRO EM NOME DE RUA
Quando foi oficializada a Rua Vidal Antonio da Silva,todos moradores do bairro da Vila Maria,pensaram que haviam prestado homenagem ao ilustre cidadão e morador no bairro.
Mais com o tempo foi descoberto que a pessoa homenageada tinha o nome de Vidal Antonio de Campos,que havia se candidatado a vereador pelo bairro,era uma pessoa muito prestativa na parte social sempre ajudando os mais necessitados.     Quem contou foi seu filho Vidal, que também jogou no gol do Vila Maria..

OS  APELIDOS QUE MARCARAM ATÉ  OS DIAS DE HOJE
Poucas pessoas sabem os nomes completos das pessoas que receberam apelido ,sendo que ficaram conhecido pelo apelido e não pelo nome:
Gimba, Suza ,Zão ,Zeca Diabo ,Chico Cahorro,Gato, Balo, Micão, Minhoca, Xilo,Paraná sorveteiro, Toninho Corvo,Fio da Gina, Toninho Maguinata, Tatu, Guélo, Zé Peru, Tocha,Rair,Zezinho Sagüi,Toninho Chinês,Napio, Zé Cuiara,João Boiadeiro,Pé de Ferro,Vardinho,Nino, Fiupi ZéPintor,Pelé Borracheiro,Camarão,Cininho,Vado do Braz,Milico,Veia, Tininho,Barra,
Tico Nato,VadozinhoZica,Barriga,Gino,Vidal,Niza,Sabia,Albino,Vadozinho,
Zé Preto,Zeca Preto,Coquinho,Carapê, ,Farizeu,Tílapia,Bacalhau,Pancho ou Fio do Bertão,Tuba,Zia Cabrinha,Pavão,Bodinho,Gorila,Néte,Dema,Dinei,
Dedé,

Este trabalho ainda não esta concluído

Manoel Julio da Costa = mane.do.esporte@hotmail.com
(15) 96 04 . 04 41

Um comentário:

  1. ESTES RESUMOS DA HISTORIA DE PIEDADE FICOU DEZ PARABÉNS AO SENHOR MANOEL JULIO DA COSTA..POR CITAR MUITOS AMIGOS E CONHECIDOS DESTA ÉPOCA..RECORDEI DOS MEUS TEMPOS DE QUANDO MOREI EM PIEDADE DE 1959 E DE QUE ESTUDEI NO GRUPO CÔNEGO JOSÉ RODRIGUES..VIVIA EU NA ÉPOCA NOS BAIRROS ASSISTINDO JOGOS E NA PRAÇA VENDO OS VIOLEIROS DISPUTAREM OS PRIMEIROS LUGARES DAS MODAS RURAIS DE VIOLAS ME LEMBRO MUITO BEM DISSO.. DUPLAS CALOTE E CALOTINHO..GALEGO E GALANZINHO E MUITOS OUTROS DUPLAS INCLUSIVO MEU IRMÃO GONDOLEIRO E TROVADOR FLOR DA SERRA E PINHERAL AI POR DIANTE..SE NÃO ME FALHA A MEMORIA O GALEGO AINDA É VIVO SENDO HOJE EVANGÉLICO..MUITAS RECORDAÇÕES NO FUTEBOL NOS CIRCOS E PARQUES ASSISTI VARIAS DUPLAS PROFISSIONAIS EXEMPLO ZÉ DO RANCHO E MARIAZINHA ZILO E ZALO A QUE EU FUI FÃ E MUITOS OUTROS..A NILZA GODINHO ( CHUCA ) ME CONHECE DESDE OS TEMPOS DO ARLINDO GODINHO E DO EDSON GODINHO SEU MARIDO MOREI NA OLARIA DA FAMÍLIA..BEM VOU PARAR UM ABRAÇO.. ESTA DE PARABÉNS PELA HISTÓRIA.... PIEDADE É A MINHA SEGUNDA CASA...FIQUE COM DEUS...

    ResponderExcluir