quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

HISTORIA DO BAIRRO DO PARURU


Cada bairro teve sua historia contada por diversos moradores e com ajuda de diversos Jornais, sendo o Jornal Enfoque e livros  que consegui para passar no papel ,  que o bairro do Paruru surgiu em 1.803, quando vários tropeiros que faziam a viagem para São Paulo,fizeram uma parada próximo do Ribeirão que fazia a cabeceira do rio sorocabussu.Contada pelos moradores mais antigos o bairro Paruru, vem de uma ave ( passarinho ) que existia em grande quantidade, mais era o Uirapuru. Nesta época as terras eram devolutas e os primeiros proprietários foram Antonio Pereira Inácio,que se juntou com o Capitão Joaquim Furtado, para abrir as picadas ( caminho ) com machado, foice e enchada para as tropas e carroções que eram o único meio de transporte na época, sendo que o bairro do Paruru pertencia a Vila Piedade.
Em 29 de agosto de 1.811 é criada a freguesia de Uma, tendo a padroeira Nossa Senhora da Dores, pelo Capitão Salvador Leonardo Rolim de Oliveira, que demarcou uma área de 1.093km de terras, sendo o verdadeiro sertão de mata virgem seguindo os espigões.
Em 24 de março de 1.857 ocorreu a emancipação de Uma, sendo levada a município, com autonomia política e administrativa passando a se chamar Ibiuna.
Em 1.886 Antonio Pereira Inácio, descobre que o Ribeirão deságua nos rios Sorocabussu , Sorocamirim e um  rio que vinha de Una ( Ibiúna ) e começou a fazer um levantamento para construção de uma barragem que formando um grande lago  poderia ser construído uma usina Hidroelétrica. Após muitos anos, os estudos levantados por engenheiros que vieram da Inglaterra verificaram a possibilidade da construção da barragem, sendo que o Projeto apresenta “Represa de Itupararanga” o que significa “águas barulhentas” ou salto barulhento, denominado pelo índios que habitavam na região.Em 1.896 teve inicio a construção da barragem pela empresa THE SÃO PAULO TRANWAY LGHT AND POWER CO POWE CANADENSE. Com mais de 2 mil funcionários trabalhando diariamente em diversos setores da obra que ficou pronta em 1.911.Até esta data Una(Ibiuna ) pertencia a cidade de São Roque sendo que a cidade de Piedade já estava em grande desenvolvimento e o bairro Paruru fazia parte do território de Piedade.
Com a construção da barragem, veio o crescimento dos bairros do Piratuba, (fazenda Juno )Colégio e do próprio Paruru pela quantidade de peixes existente na grande represa conhecida como Laite.
Em 26 de maio de 1.914 é inaugurada a usina Itupararanga,que passa a fornecer energia elétrica para as fabricas de cimento e tecidos Votorantim. Esta usina foi considerada a 7ª Hidroelétrica do mundo, pelo seu potencial, com um manancial invejável, tendo sua barragem 395 metros de extensão, 36 metros de altura com 16 comportas e responsável por gerar 55 megawatts de energia elétrica.
Em 1.944 no mês de maio o Decreto Lei nº 14.334, fixa o quadro territorial do Estado de São Paulo que passa a ter 1.193 km elevando a extensão do bairro do Paruru para o município de Ibiuna.
Em 24 de dezembro de 1.948, através da Lei nº 233, volta novamente o bairro do Paruru a pertencer a cidade de Piedade e o município de Ibiuna passa a ter novamente seu territorial de 1.093km.
Nunca as duas cidades se contiveram com seu territorial e mais uma vez no dia 31 de dezembro de 1.958, o Governador do Estado de São Paulo Janio da Silva Quadros, atende o Deputado Estadual Dr. Francisco Scalamandré Sobrinho e o Prefeito da cidade de Ibiuna Sr Antonio Jose Soares, na solicitação que incluía no Decreto Lei nº 5.121 fixando o território da cidade de Ibiuna em 1.193 km e o bairro do Paruru novamente volta para a cidade de Ibiuna.
Em 25 de janeiro de 1.963 em solenidade na Câmara Municipal de Ibiuna, com as presenças dos políticos ferrenhos , o Governador do Estado de São Paulo Dr. Carlos Alberto Alves de Carvalho Pinto, Prefeito de Ibiuna Jamil Juni,Vereadores e demais políticos, presenciam a assinatura do Governador para que o bairro do Paruru agora elevado a Distrito, com direito de Cartório de Registro Civil e seus anexos, Destacamento de Policia, Agencia de Correios, Posto de Saúde e outros melhoramentos a ser instalados no bairro de acordo com a parceria da Prefeitura e das Secretarias do Governo do Estado de São Paulo e do Governo Federal.
Com o crescimento do bairro Paruru, outros bairros foram aparecendo,exemplo do bairro da Ressaca e dos empreendimentos imobiliários (condomínios) e loteamentos em torno da represa e nas proximidades do bairro do Paruru, sendo a referencia para valorizar as propriedades.
Embora a política do município de Ibiuna sempre foi destaque o bairro do Paruru,não teve a mesmo força das autoridades municipais, deixando os melhoramentos para atender na época de eleição Municipal ou Estadual.
O Prefeito Seme Issa conseguiu implantar o Cartório de Registro Civil e seus anexos, mais por força de uma má administração acabou desativado.
Em 1.980 o Prefeito Dr Orlando da Silva, consegue implantar no bairro a rede de água pela Sabesp, sendo que esta água chega tratada no Reservatório do município de Piedade.
Em 1.987 o Prefeito Jose Vicente Zézito Falci, inaugura a Escola Estadual Professora Lurdes Penna Carmello, que passa atender alunos da 1ª a 8ª série e alunos da 1ª a 3ª série do curso colegial.
De 1.997/ 2.000 o bairro passou a ter uma melhor atenção do Prefeito Jonas de Campos, com a implantação da Sub Prefeitura que teve o vereador Waldomiro Ferreira de Campos no comando.Nesta administração o bairro ganhou desenvolvimento com os prédios públicos Biblioteca, Posto de Saúde , Posto Policial e o Estádio Municipal, que era um simples campo de futebol,passou a ter alambrado, vestiários e até uma parte de arquibancada.
Em 2.004 o bairro foi contemplado com asfaltamento de diversas ruas no centro, iluminação pública, canalização do córrego e ponte, trazendo mais uma benfeitoria pública aos moradores.
Também em 2.004 foi construído o Ginásio de Esportes na Escola Estadual Professora Lurdes Penna Carmello
POSTO DE SAÚDE
Conforme cadastro realizado em 2.006, com mais de 900 famílias a média de atendimento pelo SUS ( Programa Saúde da Família ), incluindo os bairros do Paruru, barra do Paruru, Cocais , Colégio e Piratuba, Vargem , Salto, Verava e Ressaca, chega a ser atendido diariamente 150 pessoas pela equipe do SUS , que compõe de um médico, uma enfermeira padrão,  dois auxiliares , seis agentes comunitários, sendo que foi disponibilizado um consultório dentário, com um dentista e um auxiliar.
O P.S.F. é responsável pelo atendimento primário,seja acompanhamento de Diabetes, Hipertenso, Gestantes , Crianças, e o controle de Útero.
Os casos de nível secundário ( internação ) e terciário são encaminhados para o Hospital de Ibiúna ou nas áreas de referencia.
O Posto de Saúde, atende as comunidades ou pessoas que mesmo tendo algum convenio, mais que eventualmente precise ser atendido e acolhido pelos profissionais que  trabalham na saúde , pela humanização do paciente junto aos funcionários que dedicam sua profissão.
ONG OTKOS
A Associação Otkos é uma ONG com parceria junto a Prefeitura da cidade de Ibiuna para atender na área da saúde os moradores residentes no bairros que ficam próximo do Distrito do Paruru, sendo um exemplo de dedicação dos voluntários e diretores, sendo que todos colaboradores residem na cidade de Ibiuna
ESTRADA ESTADUAL
Com uma população de aproximadamente 4 mil moradores no bairro o Distrito do Paruru desperta um futuro promissor pela sua localização entre os municípios de Piedade e Ibiuna,tendo a Estrada Estadual SP250 “Bunjiro Nakao” que passa no meio do bairro Distrito Paruru. Esta estrada tem um fluxo de veículos que se deslocam para São Paulo muito grande, seja veículos pesados ou leves que fazem a ligação ao sul do Pais.
CARTÓRIO DE REGISTRO
O Cartório de Registro Civil iniciou suas atividades no dia 14 de fevereiro de 1.977,tendo a Portaria nº 020 de 1.982 recolhido todo acervo para a Sede da Comarca de Ibiuna, deixando de atender a população do Distrito do Paruru.
No ano de 2.002 o Cartório de Registro Civil foi reinstalado,trazendo para o Distrito do Paruru e bairros visinhos distantes de aproximadamente 15 quilômetros do Distrito para fazer uso dos serviços cartorais,tendo um Oficial responsável pelos serviços.
PADROEIRO DO BAIRRO
O Santo Padroeiro do Distrito do Paruru é São João Batista, sendo comemorado nos dias 23 e 24  junho com grande festa em homenagem ao Santo Padroeiro, no qual participam milhares de  fiéis e devotos diversos bairros visinhos.
A Igreja de São João Batista foi inaugurada em 1.980, com uma romaria a cidade de Bom Jesus de Pirapora, sendo que todo segunda sexta feira do mês de janeiro, viajam a pé cerca de aproximadamente 300 fiés uma caminhada de 70 quilômetros, passando por Ibiuna, São Roque, Araçariguama, até chegar na Basílica do Bom Jesus de Pirapora.
PROCISSÃO AO BAIRRO DA RESSACA
Todo primeiro domingo do mês de setembro,parte da Igreja de São João Batista do Distrito do Paruru as 16 horas, para a Igreja de São Roque no bairro da Ressaca,sendo que após a missa em louvor a Nossa Senhora Aparecida, a procissão percorre o centro do bairro da Ressaca e em seguida volta para o Distrito do Paruru, fazendo a mesma peregrinação no centro do bairro.
OUTRAS IGREJAS
A religiosidade do Distrito esta bem diversificada, com o crescimento populacional surgiram outras Igrejas e religiões diferentes exemplos da Igreja Assembléia de Deus, Igreja Congregação Cristã no Brasil, Igreja Quadrangular , Igreja Deus é Amor, Igreja Testemunha de Jeová e Igreja Universal do Reino de Deus.
FUTEBOL NO BAIRRO
O futebol tem uma tradição desde o surgimento do bairro, não se sabe os nomes dos primeiros fundadores, mais o nome já veio com Paruru Futebol Clube. Na década de 1.940 já existia o campo no mesmo local onde atualmente pode se dizer que é um Estádio Municipal localizado no centro do bairro.
Pelo nome do time que leva o nome do bairro fica mais fácil de identificar a tradição dos torcedores fanáticos que acompanham os jogos, seja amistoso, torneio,  festival ou campeonatos.
O bairro é privilegiado por estar muito próximo de Piedade e pertencer ao município de Ibiuna, tendo sempre a participação nos campeonatos oficiais de Piedade desde 1.972, quando perdeu a final para a equipe do Caveira dos Anjos da cidade de Piedade, no Estádio Municipal Lino de Matos em uma tarde que o público presente assistiu pela primeira vez um grande jogo com boa disciplina dos jogadores , dirigentes e torcida presentes.
O Paruru F.C. teve as conquistas em Piedade de Campeão Inter bairros em 1.977/ 1979/ 1.981/1.989 e Vice Campeão em 1.982 / 1.983/1.990/ 1.994 e 1.998 no Estadio Municipal Lino de Matos. Na cidade de Ibiuna as conquistas foram Campeão da Taça de Aniversario em 1.984 e 1.991 e Campeão no Segundo Quadro em 2.001.
Com a força dos esportistas que se dedicam em prol do time o Paruru teve seus primeiros jogadores de destaque foram Mundico Pereira, Dulcidio, Tonho Virgilio, depois vieram Amaro - Geraldo, Coco irmão do Geraldo, Izaque, Laercio, Bill, Carlão, Germano, Índio, Vardão, Darci -
Os diretores que sempre contribuíram no Paruru foram; Paulo -Abel, Pelé,Jair
SPORTE DO PARURU
Em 1.979, surgiu um novo time comandado pelos esportistas Zezo, Gilberto, Roquinho, Leonaldo,Luiz Carlos e Edson. Esta equipe também iniciou as disputas oficiais no município de Piedade,participando de todos os campeonatos organizados pelo Departamento de Esportes da Prefeitura de Piedade e conseguindo ser Campeão nos anos de 1.982 / 1.985 / 1.993 / 1.994 / 1.999 e 2.005.
Em 1.985  e 1.996 o time foi Campeão invicto na categoria Juvenil, sendo Campeão em 2.005 na categoria do Segundo Quadro.
A maior decisão aconteceu no ano de 1.994 quando as duas equipes do Distrito do Paruru,fizeram a decisão do Campeonato Varzeano de Piedade,levando enorme público ao Estadio Municipal Lino de Matos, esvaziando praticamente o bairro pelo interesse do jogo.
Na cidade de Ibiuna o Sporte foi Bi Campeão nos anos de 2.001 / 2.002, Vice Campeão em 1.985. Também foi Campeão na cidade de Mairinque no ano de 1.996
As equipes do Paruru e Sporte deixaram de participar dos campeonatos de Piedade pela nova política implantada pelo Prefeito do P.T. Geremias.
O que não se deve ser adimitito é que no varzeano não aceitam a participação do Paruru e do Sporte, mais no futsal ou futebol de campo nas categorias menores é aceito a inscrição das equipes do bairro ou na categoria veteranos é aceito inscrição de equipes de qualquer bairro ou cidade da região.
FLUMINENSE
Não chegou a ser um time de expressão mais tinha um objetivo de revelar jogadores para os times do Paruru e Sport.Este time do Fluminense era comandado pelo Toninho Torres
O SPORTE PERDE UM TORCEDOR SIMBOLO
Este fato aconteceu no Estádio Municipal Lino de Matos, pela manhã quando jogavam uma partida pelo campeonato varzeano de Piedade Vila Olinda x Sporte , quando o jogador Bil marcou o gol da equipe do Sporte e correu para comemorar junto ao torcedor Andre Jose Pereira, que era pai do diretor do Sporte Roque Jose Pereira. Nesse momento com a emoção do gol marcado Andre se sentiu mau e acabou caindo da arquibancada em que estava sentado, percebendo o estado de saúde do torcedor, imediatamente foi encaminhado para a Santa Casa de Piedade,mais os médicos que atenderam deram a noticia de seu falecimento por parada cardíaca fulminante. Só após o termino do jogo é que os jogadores , diretores e torcedores ficaram sabendo da triste noticia que marcara para sempre na historia do futebol do bairro.
POLITICA NO BAIRRO
Mesmo quando não era Distrito o bairro já se movimentava na política da cidade de Ibiuna, por ser um bairro concentrado havia muito interesse dos políticos em época das eleições municipais e estaduais.
Embora seja um bairro politizado com muitos candidatos a vereador no masculino e feminino, só Roque Jose Pereira consegue se eleger a vereador por quatro mandatos, fazendo a maior representação da política como um líder na comunidade.Atualmente Roque Jose Pereira é Vereador pelo partido DEM
DIVISA DO MUNICIPIO
Desde que foi Fundada a cidade de Ibiuna em 24 de março de 1.857 os dois municípios vem se confrontando em diversas áreas territorial, sendo que o IGC  (Instituto Geográfico do Censo) do Estado de São Paulo coloca os bairros do Itaguapeva e Vargedo no Mapa município de Piedade, a cidade de Ibiuna é quem leva todas infra estrutura nestes bairros exemplo; melhorias nas estradas de terra,iluminação nas casas ,linha de Ônibus e construção de escolas.Mais quando é para ser feito a contagem da população no Censo,entra na estatística de Piedade.
Vale ressaltar que este território pertence a Piedade, mais politicamente serve o município de Ibiuna, sendo que toda documentação é registrada em Ibiuna inclusive os eleitores que votam nos candidatos do município.
A divisa dos municípios até o ano de 1.944, o bairro do Paruru pertencia a cidade de Piedade,sendo que o divisor ficava no espigão alto do Cocais,na entrada para o bairro do Piratuba ( Fazenda Juno ) ficando a antiga demanda de que lado a água corre para os córregos ou rios
CETRIL
Outro grande problema vem sendo a invasão territorial pela Companhia de Eletrificação, instalada no município de Ibiuna e vem atendendo diversos bairros que pertencem ao município de Piedade exemplo;Itaguapeva , Vargedo, Vieirinha, Piratuba do lado esquerdo da Represa Itupararanga e  Fazendinha dos Ruivos.
Esta denuncia foi levada a Empresa de Eletrificação Elektro, que atende com seu escritório na cidade de Piedade, mais por questão política nada de providencia foi tomada.Este problema causa evasão de arrecadação em Piedade pelos impostos que são recolhidos aos cofres públicos municipais.
CLUBE DE CAMPO SINDICARGAS
Fundado em 26 de novembro de 1.989 o Sindicato de Trabalhadores de Empresa de Transportes do Estado de São Paulo, se orgulha em ter construído o seu recinto de festas no Distrito do Paruru, muito embora sua entrada seja pela estrada municipal de Piedade e asfaltada até a sede do Clube dos Caminhoneiros.
AS PRIORIDADES DO BAIRRO
Tratamento de Esgoto, Posto de Combustível( gasolina, álcool, óleo disel ) e  Cemitério que pela distancia entre os municípios de Ibiuna e Piedade, vem causando transtorno na Rodovia Estadual SP250.

OBSERVAÇÃO
Esta historia não esta completa,falta muitos depoimentos a ser colocado,alguém que queira ajudar a completar, entrar em contato com
Manoel Julio da Costa – mane.do.esporte@hotmail.com (15) 96 04 .04 41
Associação de Moradores – Comercio em geral – Loteamentos e Condomínios –
Nomes das Ruas – Principal fonte de trabalho – Agricultura que produz -

Nenhum comentário:

Postar um comentário