quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

HISTORIA DO BAIRRO DOS OLIVEIRAS

Cada bairro teve sua transformação diferentes na sua formação,e o bairro dos Oliveiras também passou por diversas transformações para chegar a vida atual. Por ser considerado sertão na época,tudo era muito difícil, o desmatamento com arvores nativas,sendo que as toras eram vendidas para serrarias,as madeiras finas para fazer carvão, em seguida preparar as terras para o plantio de milho,
feijão,cana de açúcar e outros produtos agrícolas.
Na época as terras eram devolutas,o poceiro que se instalasse,ficava com a quantidade demarcada,através de picada(divisa),sendo que recebia o nome de sesmaria.
Fazendeiros e escravos tiveram grande importância no desenvolvimento do povoado,plantando para o próprio sustento e vendendo as sobras para os tropeiros que passavam pelo caminho
(picadão) com suas tropas e carroções que vinham para Piedade e
seguia para Sorocaba.
Em 1.877,o município foi dividido em distritos,sendo que o bairro dos Oliveiras foi incluído no 3º distrito,junto com os bairros do Ortiz,Godinhos,Ciriaco,Furnas,Poço,Sarapui de Cima,Turvo e Sarapui dos Luz.
Em 1.879,moradores do bairro abrem o primeiro caminho,que viria ser estrada oficial,apesar do terreno ser muito acidentado,se tornou trafegável mesmo em dias de muita chuvas.
Joaquim Jose de Oliveira,morador antigo no bairro é nomeado para inspetor da estrada,para fazer a conservação,mantendo em boas condições de trafegar com as  tropas e carroções.
Em 1.884,devido a grande quantidade de monjolos em diversos bairros e sendo o Oliveiras com o maior numero,foi feito um pronunciamento na Câmara Municipal para cobrar impostos para aumentar a arrecadação do Município de Piedade.
A fiscalização dos monjolos era para agir com rigor,aplicar multas a quem não pagasse os impostos de acordo com o código de postura no Município.O juiz de Paz,pediu para a Câmara Municipal, uma relação de monjolos aos inspetores de quarteirão de cada bairro,com os nomes dos proprietários.João Francisco Parada, que era um fiscal pediu para a Câmara Municipal aprovar um voto de
censura ao vereador Manoel Leite de Oliveira,que incitava os
contribuintes a não pagar impostos,sendo que o bairro dos Oliveiras estava na relação.
Em 1.890,Procópio Tenório Nunes,filho de Joaquim Tenório Nunes e Brandina Maria de Jesus,moradores no bairro de Furnas,que
pertencia a Una(hoje Ibiúna) e que mais tarde passou a pertencer ao município de Piedade,já trabalhavam no bairro dos Oliveiras,fazendo desmatamento do sertão,vendendo as madeiras e fazendo carvão,sendo que já plantavam milho,feijão,batata,algodão e cana de açúcar.
Em 1.920,Procópio Tenório é eleito a vereador e ocupa o cargo de 1º secretario da Câmara Municipal,sendo que o Prefeito eleito foi Celestino Américo,sendo um grande desbravador no Município.
De 1.923 a 1.926 Procópio Tenório permanece como vereador e o Prefeito passa a ser Laureano da Silva Baldy.
Em 1.928,é aberta a primeira escola no bairro,sendo na casa de Dona Tereza, e a professora uma senhorita Sizina Agapito,que se
deslocava a cavalo de Piedade até o bairro para dar aulas.
Em 1.930, todas segundas feiras,posterior a páscoa os moradores do bairro se reunia em mutirão para fazer as limpezas da estrada
que ligava o bairro até a cidade de Piedade,sempre havia a confraternização quando terminavam os serviços,muita bebidas e cantorias seguido de almoço ou jantar entre os participantes.
Em 1.939,João Candido,primeiro vendeiro no bairro e curador,faz o casamento de sua filha,Maria Aparecida com Lazico Tenório,foi
o grande acontecimento,tendo convidados todo bairro dos Oliveiras e os moradores dos bairros visinhos,a participar da grande festa.
Em 1.940,o  senhor Marculino Antonio Nunes,faz sua venda e a
capelinha de São Vicente de Paulo,que passa a ser o padroeiro do bairro,local em que realizava missas,novenas e festas do Padroeiro.
Em ,1947,Simão Tenório é eleito a vereador e o Prefeito é Raymundo Antunes Soares,( mais conhecido por seu Mundico),pai de Juraci Rosa Soares que veio a ser vereador e Prefeito em 1.972.
Em 1948,os moradores do bairro,se reúnem e fazem o campo de futebol, em terreno doado pelo Sr Marculino,grande esportista e incentivador de todos esportes.
Em 1.965,o Prefeito Messias Rolim da Silva,construiu a escola atual
em terreno doado pelo Sr Marculino,que sempre se preocupou com a educação dos filhos, e moradores do bairro e bairros visinhos.
Em 1.990,o Prefeito Jose Tadeu de Resende,convida os moradores do bairro para um mutirão na reforma da escola,a Prefeitura dava o material a ser usado e os moradores entravam com a mão de obra
foi o maior mutirão realizado em todos os bairros.
Em 1.991,seu Marculino consegue ver seu sonho realizado,não só pelo seu bairro ,mais pelos bairros visinhos,quando o Prefeito Jose Tadeu de Resende leva o asfalto de Piedade até o bairro de Furnas.
Ainda em 1.991,seu Marculino doa terreno para a Sabesp,instalar seu reservatório de água para ser distribuído em todo bairro.
Também neste ano seu Marculino doa mais terreno para a Prefeitura construir um posto de saúde e uma Quadra de esportes.
Em 19 de março de1.999,a estrada que liga o entroncamento da estrada Oliveiras Furnas,Tenórios,Soares,recebem denominação através do Projeto de Lei nº 3.052 do Prefeito Jose Tadeu de Resende,que específica os seguintes,até o Bairro do Oliveiras,fica denominada “Paulo Nunes”,dos Oliveiras até o Bairro de Furnas,fica denominada “Messias Godinho Sobrinho”,o trecho da bifurcação que segue para o Bairro dos Tenorios recebe a denominação “Hirohiko Katusuragawa” mais conhecido por Jakes.
Em 2.003,o Prefeito Rubens Caetano da Silva “Carioca”,faz uma bela reforma na escola e também sua ampliação,asfaltando inclusive a sua chegada.
Ainda em 18 de Junho de 2.003,o Vereador Amarildo Pedroso,
apresenta o Projeto de Lei nº 3.451,com a denominação da Escola
Municipal do Bairro dos Oliveiras, “Escola Municipal Marculino
Antonio Nunes”.

POLITICA NO BAIRRO

Em 1.920,Procópio Tenório Nunes,foi eleito a Vereador,permanecendo até 1.926.
Em 1.947,Simão Tenório é eleito Vereador,mesmo tendo suas atividades fora do bairro e do Município de Piedade,cumpriu seu mandato,sendo que no mesmo ano em que foi eleito a Vereador,prestou concurso para Agente Municipal de Estatística do Estado de São Paulo,passou no concurso e escolheu a Cidade de Araçoiaba da Serra para trabalhar.
Em 1.988,o Bairro tem dois candidatos a Vereador,Jose Alberto de Oliveira (Belto) e Jose Tenório (Zé Tenório),mais não conseguem se eleger.
Em 1.992,novamente dois candidatos a vereador tentam vaga na Câmara Municipal Jose Alberto de Oliveira e Renato Pereira Domingues,e não conseguem se eleger.
Em 1.996, um candidato a vereador tenta a vaga na Câmara Municipal,Jaime Dias Tenório,mais não consegue se eleger.
Em 2.000,apesar do bairro ter dois candidatos a vereador,Carlos Alberto Antonio Nunes ( PT) e Amarildo Pedroso ( PL),o bairro passa a ter representante na Câmara Municipal,sendo eleito Amarildo Pedroso,lembrando que Amarildo já Havia disputado nas eleição de 1.996 pelo bairro do Piratuba,não se elegendo na época.
Em 2.004,o bairro tem três candidatos a vereador,sendo Amarildo Pedroso que pleiteia a reeleição pelo P.F.L.,Carlos Alberto Antonio Nunes(Carlão) pelo P.T.  e
Cristina Massarelli do Lago (Cristina da Forest ) pelo P.S.D.B. que leva vantagem por ser filha do candidato a Vice Prefeito Marinho junto com Jose Tadeu de Resende que foi eleito pela terceira vez com 10.811 votos pelo P.S.D.B.
Cristina foi eleita com 666 votos,Amarildo teve 322 votos não se elegendo e Carlão teve 205 votos ficando em terceiro lugar.
Em 2.008,Amarildo Pedroso sai candidato a vereador pelo (P.V.) e tem 405 votos
mais não consegue se eleger,o candidato a vereador Jaime (P.T.) tem 230 votos e
Bete Lago ( PSDB)  tem 254 votos,sendo esposa do Vice Prefeito Marinho e mae
da vereadora Cristina Lago.

AGRICULTURA

O bairro já foi um grande produtor de cebola,na época em que Piedade era considerada a Capital da Cebola,tendo a maior safra do Pais,com duas colheita no ano.Também as Plantações de cana de açúcar,algodão, milho , feijão , batata e mandioca quase não existe mais.
Atualmente se planta em menor escala,repolho,cenoura,brócolis,beterraba,vagem,
mandioquinha,salsinha,giló,pimentão,morango e outros produtos.
O Gogumelo Medicinal é produzido no bairro em um local onde havia uma grande Granja Avícola.

INDUSTRIA NO BAIRRO

Uma Micro Empresa em sistema Artesanal, “Bela Produtos Alimenticios Ltda” produz Licores,Chocolates de diversos sabores e Conservas de vários produtos.
não resistiu a crise financeira e acabou fechando
Também existiu um Alambique que fabricava a Cachaça Macaco Simão,em sistema Artesanal pelo Simão Tenório em 1.989.Esta Pinga pura teve pouca duração,embora o produto fosse de boa aceitação.

COMERCIO NO BAIRRO

O bairro sempre teve a tradicional venda do Seu Marculino,que posteriorrmente
passou para seu filho Seu Olívio,e Atualmente é comandada pelo Cirineu,que já esta na terceira geração da tradicional família Nunes.
Uma lanchonete que já é tradicional no bairro,conhecida como bar do Miro e o Bar do Marcelo que fica na beira do Campo de Futebol.
Mais duas Mercearia e bar pertencem ao Leydo e Zé Tenório,sendo que a do Zé Tenório,fica no bairro dos Tenórios e tem uma quadra de esportes de Terra,para o divertimento dos moradores que praticam Futebol de salão ou Social.
Tambem existe uma barbearia que atende clientes do bairro e bairros visinhos

RIBEIRÃO OU CÓRREGO

Quem conheceu viu um grande ribeirão que nasce no bairro dos Tenórios e recebe vários afluentes e passa no centro do bairro dos Oliveiras,mais a estiagem e vários motores de irregação instalados em seu leito para irrigar  as lavouras,alem de lavadores de produtos que precisa ser preparado para ser colocado no mercado consumidor em Piedade ou em Sorocaba, e o crescimento populacional  as margens do Ribeirão,já vem sendo estreitado tornando-se um córrego,sendo quem em 1.999,foi feito uma limpeza no leito do ribeirão através de uma draga em parceria com a Prefeitura de Piedade.
Atualmente este córrego precisa de limpeza novamente,sendo que a Associação de Moradores e Amigos dos Bairros  Oliveiras e Tenorios,protocolaram oficio nº01497/05 em 13 de Março de 2.005 na Prefeitura
Municipal,solicitando ajuda do Sr Prefeito,para contatar junto ao DEPRN e IBAMA.Tamem o Vereador Marcelo Rego fez uma Indicação nº033/05 em 20 de Março,para ser oficiado ao DAAE e DPRN,para autorização de limpeza em uma extensão de mil metros l(um quilometro).

TURISMO

O bairro tem poucas opções para o turismo,sendo o Futebol que mais se pratica,seja de campo ou na quadra,o pessoal sempre comparece para prestigiar
principalmente quando o time esta bem no campeonato.
Outra grande concentração de pessoas de todas idades é quando se realiza as festas na Igreja Católica em Homenagem ao Padroeiro,São Vicente de Paulo,
nos dias 23 e 24 de Julho,com prendas que colocadas em leilão ou na roleta.
Lembrando que por diversas vezes esteve no bairro em dias de festas o Bispo de Sorocaba Dom Jose Lamberte a convite do seu Marculino Nunes,que fazia questão de servir um almoço ou jantar ao Bispo por uma grande amizade e respeito ao líder da Igreja Católica.
A escola também realiza sua festas Juninas em parceria com a Associação de Pai e Alunos que freqüenta a Escola (MARCULINO ANTONIO NUNES).
Uma cachoeira em meio da mata,que recebe águas do ribeirão já foi o principal ponto de banhistas em dias de calor.
Esta cachoeira pertence a família do Seu Marculino,e deixou de ser freqüentada após a morte de uma pessoa que não era morador do bairro.

FUTEBOL

O bairro sempre teve a tradição no Futebol,participando dos campeonatos Varzeanos,Torneios e Festival, representando o bairro desde 1.948.
A partir de 1.987,um grupo de amigos do Noel Barbeiro,começa a jogar todos Domingos pela manha no campo,depois ficou o Professor Silvaninho e Toninho
Escanhoela que seguem até os dias de hoje.
Em 1.990,o time dos Oliveiras estava classificado para as finais do campeonato varzeano da 2º Divisão com seu 1º quadro em condições de disputar o titulo, mais um mandato de segurança paralisou o campeonato,prejudicando as equipes dos
Oliveiras,Mocidade,Garcia e Bateia.
Em 2.003,a Equipe dos Oliveiras foi Campeão Varzeano na 2º Divisão pelo seu
2º quadro,em jogo de duas partidas sendo que perdeu a primeira por 2 x 1 e venceu a segunda por 3 x 0  a equipe do Barcelona que representava o bairro do Cáfaro e teve arbitragem de Manoel Julio da Costa.
Foram Campeão: Deleon,André,Guri,Fernando,Reginaldo,Gavião,Dilei,Marinho,
Naldinho,Ivam,Amadeu,Marquinho,Elvis,Peixeiro,Joel,Pidio, e Chico,sendo os
diretores,Batista,Mauro e Samuél.
O torcedor símbolo do Time é o Senhor Davi------------------- que acompanha em todos os jogos seja no bairro dos Oliveiras ou nos campos mais distantes.
Quando a equipe disputa a 1º Divisão,sempre traz jogadores das cidades de Ibiúna,Sorocaba,Votorantim,Salto de Pirapora e de Piedade.
Os melhores jogadores que defendeu o time foram: os irmãos Paulinho e Belto,
Fabinho e Paulinho Amâncio, Guri,André,Marinho , Amadeu,Ivam,Marquinho
e Deleon,sendo todos do próprio bairro.
Em 2.008 ,foi construida a quadra de esportes coberta na escola Marculino Antonio Nunes.

UM ARTISTA

Renato Pereira Domingues,ficou conhecido por imitar Gil Gomes,radialista profissional em fatos Policiais.Sempre que um Circo se apresentava no bairro
o Gil Gomes se apresentava,ganhando aplausos do Público por ser o mais perfeito
imitador e artista do bairro.
em 1.992,Renato foi candidato a vereador mais para fazer os shous micios da campanha do Prefeito Artur Hess em todos os bairros que tinha comício.

Manoel Júlio da Costa – mane.do.esporte@hotmail.com
(15) 96 04 04 41

FALTA COMPLETAR A HISTORIA,COM MAIS INFORMAÇÕES.
1-ano em que foi construída a nova Igreja católica?
2-existe outra Igrejas,mesmo que seja Evangélicas?
3-em que ano foi fundada a Associação de moradores do bairro?
4-Sua Diretoria, e Declaração de Utilidade Publica, e ex Diretores?
5-Existia uma Cruz de Ferro e Procissão no mês de maio,que era distribuídos rosas e pediam chuvas,favor relacionar este histórico.
6-Seu Marculino chegou a ter energia própria?
7- Quando foi instalada a rede de Água da Sabesp?
8-Em que ano foi instalada o Telefone público?
9-Existe linha de ônibus para Piedade?
10-Qual horário e que empresa de ônibus faz a linha?
11-Citar as principais prioridades no bairro

Nenhum comentário:

Postar um comentário